Passo o Ponto: 7 termogênicos naturais

13/04/2014

7 termogênicos naturais

by #blogsemh #termogênicos #aceleradoresdometabolismo

Olá minha flor! Quem me acompanha no blog sabe que eu ainda estou naquele projeto de Perder 5 kg em 5 meses (veja AQUI). Por questões de força maior, eu tive que interromper o projeto, mesmo assim estou sempre a procura de informações para me ajudar quando eu voltar a fazê-lo. E foi assim que aprendi várias coisas a respeito da saúde corporal e mental, não se preocupe, aos poucos vou contando tudo pra você.

Hoje, porém, vou falar de sete alimentos que aceleram o metabolismo e te ajudam a emagrecer. Antes vamos saber porque o metabolismo é responsável pelo nosso peso e disposição.

O metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelo processo de síntese (anabolismo) ou degradação (catabolismo) dos nutrientes na célula. Por isso que você ouve muitos atletas falando que tomam suplementos para evitar catabolismo, ou seja a degradação ou “quebra” de compostos importantes nas células. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo, ou seja, formando compostos que ajudam o corpo ter mais energia e a funcionar direitinho.

É claro que não é só a alimentação que é responsável por esse processo, mas em conjunto com atividades físicas e boa saúde, os alimentos podem ajudar o corpo a produzir matéria nova, dispensando substâncias nocivas ao organismo. Por isso o que você come e como se exercita é tão importante para acelerar ou desacelerar o metabolismo. 

Em minhas pesquisas encontrei os sete principais alimentos que mais favorecem a aceleração do metabolismo. É claro que existem vários,  por isso você pode substituir um por outro de vez em quando, mas esses aqui não podem faltar em sua dieta. 

O primeiro e mais conhecido é a pimenta vermelha, mas o pimentão e todas as leguminosas vermelhas dessa família também fazem o mesmo efeito. O ideal é consumir de 3 g a 4 g ao dia em temperos, saladas e pratos quentes. Estudos mostram que consumir a pimenta todos os dias, acelera o metabolismo em até 20%, além de melhorar a circulação, a digestão e a respiração. 
blog Sem H


A Gengibre é tão rápida quanto a pimenta nessa questão, pois após uma semana, consumindo todos os dias, você já percebe a diferença. Use um pedaço de dois centímetros três vezes ao dia, já é o suficiente. Ela pode ser utilizado como tempero em pratos quentes, em carnes, em chás ou, na minha forma favorita de consumir, batido com frutas. Hmmm, adoro! 


Você pode usar uma colher de chá de vinagre de Maçã duas vezes ao dia no tempero de saladas, pois ele aumenta o temperatura corporal. Além disso, o seu consumo tonifica a pele, deixando-a bonita e viçosa
Foto: mdemulher.abril.com.br

Todo mundo tá careca de saber que o chá verde, assim como a pimenta é um dos mais conhecidos aceleradores do metabolismo. Bebendo uma xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições, ele reduz a absorção de açúcar no sangue, diminu a compulsão por doces, acelera o transito intestinal, entre outros benefícios. 
Foto: kilorias.band.uol.com.br

Quando eu era adolescente amava chá de canela, infelizmente minha mãe não deixava eu tomar muito por motivos que eu não me lembro, mas sempre amei e continuo amando esse tempero. Usando uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas, em frutas ou outras receitas de sua preferência, a canela melhora o sistema imunológico, ajudar diminuir o colesterol LDL(ruim), e vários estudos mostram que ela tem efeito regulador sobre o açúcar no sangue, entre outros benefícios.
Foto: temperaria.com.br

Atenção, não é tomar refrigerante de guaraná e nem aqueles energéticos enlatados! O ideal é ingerir duas gramas da fruta ou do pó da fruta duas vezes ao dia, pode até ser em cápsulas. O guaraná tem a habilidade de quebrar e mobilizar a gordura e usa-lá como energia, tornando-se um ótimo aliado à queima de gordura. Só evite tomar próximo a hora de dormir.
Foto: www.fcnoticias.com.br

E por último, mas não menos importante, estão os alimentos com Ômega 3. Eles aumentam o metabolismo basal, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo e aumentam a energia do organismo, funcionam como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares, além de outros benefícios.
Tudo isso é encontrado em alimentos como peixes (sardinha, salmão, cavalinha, bacalhau entre outros), na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa em vitaminas, saladas de frutas etc), no óleo de prímula que pode ser consumido em cápsulas) e em grãos como castanhas, amêndoas, nozes e outros.
Foto: minhavidacomigo.com

Esse são os principais alimentos que ajudam acelerar o metabolismo, os chamados Termogênicos. Alguns médicos receitam fórmulas manipuladas como fonte de ingestão desses produtos. Particularmente, não sou muito fã dessa forma de consumo, prefiro incluir esses alimentos no meu cardápio para ser algo natural e por toda vida. Ingerindo fórmulas não me ajudaram a mudar meus hábitos alimentares. Porém respeito quem faz uso, pois são produtos receitados por médicos, quem sou eu para contra-indicar. Mas se você quiser consumi-los em sua forma mais original, aqui estão outros alimentos que a ajudarão no combate a queima de gordura:

  • laranja, 
  • kiwi, 
  • café, 
  • chá-mate, 
  • hortelã, 
  • algas, 
  • soja, 
  • brócolis, 
  • água de coco, 
  • mostarda, 
  • aspargo, 
  • couve, 
  • acelga, 
  • derivados de cacau, 
  • cominho, 
  • mostarda,
  • cebola, 
  • alho 
  • e curry.
Todos consumidos conscientemente, sem exageros. Bom é isso meninas, espero que você invista na sua lista do supermercado e colha os frutos de uma vida mais saudável. Beijinhos.






13 comentários:

  1. ótimo post
    bjs
    tititi da dri
    ps tem sorteio novo lá no blog, confira
    http://tititidadri.blogspot.com.br/2014/04/novo-sorteio-aqui-no-tdd.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dri. Você é sempre muito bem vinda. Beijão

      Excluir
  2. Quantos alimentos que eu nem sabia que eram termogênicos, adorei! Também estou precisando perder uns quilinhos.

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... Oh, Van, tenho certeza que você está muito bem, mas a gente que é mulher está sempre a procurar de melhorar, não é! Então vamos a luta, obrigada pela visita. Beijão

      Excluir
  3. Adorei as dicas, alguns desses alimentos ja consumo como a gengibre e o chá verde, ja estive 12 kgs acima do peso e consegui só com a mudança na alimentação e hoje vejo como a gente cria maus hábitos alimentares ao longo do tempo. Bjo e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, Thaíza! É mais difícil errar do que acertar, mas vivendo e aprendendo. Adorei a sua visita, muito obrigada. Um beijão

      Excluir
    2. Ah! E parabéns, pois você é um exemplo bom pra gente seguir. 12 kg? Não é fácil. Mulherão!

      Excluir
  4. Olá amiga venho conhecer seu blog amei receber sua visita, que delicia seu blog tem excelente conteúdo parabéns, curtir sua página, se puder curtir a minha,não encontro seus seguidores, espero sua visita no meu blog mais vezes beijo.
    http://www.ficarbem.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenny! Que legal que você veio, com certeza vou seguir o seu blog. Eu uso o +EllenLuz para seguidores do SH no Google+. Mas só o fato de você ter vindo, valeu muito. Obrigada. Um beijão.

      Excluir
  5. Oii Ellen..
    O meu blog está sim firme e forte! E adoraria um post de divulgação do meu blog :)

    Ótima semana para ti..

    Beijo! Beijo!
    http://milaroberta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Que bom, então conte comigo, pois vou contar em um post bem legal para as leitoras do SH como o seu blog é legal. Me aguarde. Por hora, adorei a sua visita. Um beijão.

      Excluir
  6. AMIGA ADOREI SUA VISITA BEM VINDA AO BLOG MULHER FASHIOON http://mulherfashioon.blogspot.com.br/SEJA SEMPRE BEM VINDA ADOREI SEU CANTINHO BJUS AMADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! Você também é sempre muito bem vinda ao SH. Beijão

      Excluir