Passo o Ponto: A diferença entre Art Nouveau e Art Dèco

02/11/2014

A diferença entre Art Nouveau e Art Dèco

Eu amo decoração. Assim como a moda, a decoração é uma maneira de você se expressar, de mostrar a sua personalidade. Por isso ambas andam lado a lado e podem até se misturar.



Infelizmente (ou não), não descobri de qual estilo gosto mais. Tudo é bonito pra mim, e tudo é perfeitamente aceitável, desde que remeta à minha personalidade. Tanto que na minha casa tem um pouco de tudo, além de objetos que não são meus, é claro, porque moro com meu marido na casa dele, e moro com a minha mãe, na casa dela e meus objetos se misturam aos deles. (Sim, eu tenho duas casas, não sei se sou afortunada ou não, só sei que tenho esse lado meio cigano, adoro estar aqui e lá...
Navegando nesse mundo da arte e da decoração, pesquisei sobre dois estilos opostos, mas que mais me atraem, art nouveau e art dèco. A diferença entre os dois é explícita.
Na art Nouveau, usada de 1880 até 1914, você tem formas sensuais de árvores, flores, animais e o corpo humano, preferencialmente o feminino. O ferro e o vidro como protagonistas, trazendo força e leveza ao mesmo tempo. Paris tem muito deste estilo, talvez por isso ela seja considerada uma cidade tão sensual.
Metrô de Paris - foto: obviousmag.org
Já a art dèco, usada na década de 20 até meados de 1940, o que predomina são linhas geométricas, o estilo seco e industrial. Muito mais futurista, retas, cubos, gráficos, tudo contínuo, sem curvas ou sensualidade. Cores marcadas e atuais.

Chrysler Building, emNova York - foto: www.skyscrapercity.com
No entanto, o que eu vejo por aí, em casa de amigos ou mesmo na TV e na internet, é que os estilos de decoração têm se misturado, à medida que os objetos, genuínos de época ou revisitados por arquitetos contemporâneos, são integrados às construções modernas, tornam-se mais atraentes, mais atuais e ao mesmo tempo não perdem a sua história.
A decoração é realmente uma arte e a moda um estilo de decorar o corpo. Tudo está ligado.
Ellen Luz 

Eu sei que vocês adoram decorar, todas nós navegamos atrás de novidades para arrumar o nosso Home Sweet Home. Um fato que eu tenho percebido hoje em dia é uma nova forma de decorar gastando pouco, algo que nós conhecemos como 'garimpo' ou ainda 'DIY'. Seja como for, é mais divertido recriar peças e dar-lhes história.
Nesse quesito, podemos decorar a nossa casa garimpando objetos, seja nouveau ou dèco
Que casa linda, não é? Não tenha medo de combinar estilos, cores e temas à sua decoração, o importante é que fique a sua cara.[]




2 comentários:

  1. também amo decoração, tanto que minha mãe e eu somos decoradoras nas horas vagas... adoro misturar estilos, mas sempre de uma maneira que eles conversem entre si!
    amei post!!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, decoradora? Já sei quem consultar quando eu precisar dar um up na minha casa, ein! Beijos

      Excluir