Passo o Ponto: Como consumir o fruto da Jurubeba, muito além do conhaque.

09/03/2014

Como consumir o fruto da Jurubeba, muito além do conhaque.

Olá minhas flores! Você sabe o que é Jurubeba e pra quê ela serve? Talves você só a conheça como conhaque. Pois bem, vocês sabem que a minha família tem uma pontinha indígena (na verdade a metade dos meus antepassados) e minha mãe com a minha avó, parecem saber de tudo sobre o mundo das plantas. Se você tem uma dor, elas sabem uma receita, se você quer melhorar a pele, elas te ensinam algo natural, se você quer emagrecer, ah, menina te cuida porque elas sabem tudo! 

E a novidade agora é essa plantinha mal cheirosa e amarga que, segundo minha mãe e vários especialistas, é ótima para o fígado. Hergrrr... 
blog Sem H

Um dia cheguei em casa e senti um cheiro forte, parecido com comida azeda, abri a panela de pressão que havia acabado de cozinhar as frutinhas verdes. Como sou muito corajosa (na verdade curiosa) experimentei uma... eca! Na boa, o gosto e o aroma não são nada agradáveis. 

Enquanto eu insistia para minha mãe não comer, recorri ao Google para saber mais informações. É claro que me calei diante de vários depoimentos e indicações de especialistas.
blog Sem H


No site Tua Saúde, por exemplo li a ficha completa dessa plantinha horrorosa, mas eficaz.

A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo e pode chegar a 3 metros de altura, possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas. 
Pode ser usada na culinária e como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado ou digestivas. Seu nome cientifico é Solanum paniculatum.
A jurubeba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e alguns mercados.
Serve para auxiliar o tratamento de doenças como: hepatite, contusões, gastrite, úlcera, anemia, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, engorgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, auxiliar no emagrecimento, feridas, gripe, hepatite, icterícia, malária, náusea, tumores abdominais e uterinos.
E possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.
A Jurubeba poderá ser usada em chás por infusão, tintura, suco das raízes ou frutos, ou em pó.
Os efeitos colaterais da Jurubeba poderão ocorrer com a ingestão prolongada do medicamento. Devido a alta concentração de alcaloides e esteroides poderá causar em alguns casos diarreias, aumento das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas e vômitos.
Deve ser evitada durante a gestação, amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado pois pode causar intoxicação.

Como eu disse, minha mãe colheu os frutos ainda verdes, cozinhou em panela de pressão e colocou em conserva com água e sal. Ela prefere consumir no almoço com a comida, como se fosse pimenta, outra coisa que ela adora. 
Se você gosta de alimentos fortes (amargos), provavelmente você vai adorar.
blog Sem H

Tudo muito bom, mas eu ainda prefiro a Jurubeba como conhaque... eheheh. E você?




4 comentários:

  1. Eu como de 5 a10 por dia estou me sentindo bem melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não pode abusar ..eu como 2 vezes por semana..e muito bom mais muito forte..

      Excluir